Verdades óbvias e muitas vezes não ditas

No momento em que um ciclo se termina para o inicio de outro, seja no esporte ou na vida cotidiana, penso sempre nos meus erros e paro para fazer uma reciclagem. Preciso rever se estou na rota, fazer pequenos ajustes na trajetória e observar as variações da natureza. Para isso, muitas vezes, costumo aproveitar o silencio para ouvir o eco dos meus erros.
Cada pessoa tem um jeito de lidar com a sua vida, seus problemas e planos pro futuro. Não estou querendo escrever uma receita de sucesso, mas gostaria de compartilhar algumas aprendizados que tive nesses primeiros anos de vida ciclística.
O ciclismo é um esporte para todos: fortes e fracos, ricos e pobres, cultos e broncos. Querer impor aos outros um padrão de perfeição é tirar do esporte o que ele tem de melhor, que é a integração. Da mesma forma que colocar metas é algo interessante pra uns, porém torna-se ridículo para aqueles que o ato de pedalar é um lazer. Agora, quem tornou o ciclismo um esporte competitivo, seja em corridas ou mesmo no randonneur (colocando metas de distancia e provas cada vez mais insanas no currículo de “concluídas”) tenho algumas coisas para te contar…
Se você tem talento, mas não tem disciplina… te afirmo: o único talento que realmente tens é o de ser um futuro frustrado. Agora, você pode ter talento, disciplina mas se deixar sucumbir pela vaidade, prepare-se para um futuro semelhante. No momento que ser “o melhor” passa a ser um objetivo maior e mais importante do que ser “melhor”, te digo que sua essência se perdeu e o fracasso é questão de tempo.
Para nos mantermos num caminho traçado, colocamo-nos muitas vezes sob as necessidades de mudanças no nosso intimo… queremos alcançar objetivos que num momento atual não somos capazes de conquistar. “Já que eu não consigo, vou me tornar em alguém que irá conseguir”. Até aí tudo bem, mas o problema reside em vários aspectos ao redor disso: tempo, disposição, família, saúde, dinheiro, etc. O sacrifício pode ser maior para uns que outros pela questão do imediatismo ou o desapego… é a “zona de conforto” agindo pra te desviar a trajetória. Segue outra verdade: se você está a fim de ser um atleta sem fazer qualquer tipo de concessão então prepare-se perder seu tempo. Terás varias pedaladas perdidas, quilômetros jogados no lixo… poderás enganar alguns por um certo tempo com essa “vida de atleta”, mas dentro de ti saberás que a verdadeira mudança ainda não aconteceu. Esse “basta” ou esse “levanta daí” não é um chamado divino, mais sim a gota d’água para as desculpas furadas de que nada pode ser feito, vem de dentro de nós, em contraponto à tudo que eu e seus amigos possamos te dizer. Erros acontecerão nessa mudança, uns serão culpa sua, outros não. O bacana é não ficar neurótico quando isso acontece, querendo achar um culpado para uma peça que estragou ou um buraco que você acertou e te tirou daquela prova em que estava decidido a completar bem. Os neuróticos e os demasiadamente pilhados sofrem de auto-sabotagem que é um ingrediente e tanto para a frustração e o ressentimento. As vezes precisamos mandar algumas coisas pro espaço (sideral), pois são dinamite pura dentro de nossos corações. Mas precisamos ser cautelosos e gentis nesse processo para não magoar outras pessoas que estão próximas à nós, sob pena de destruirmos sentimentos tão legais que um dia nos uniram ao redor bike. Algumas vezes, por conta de ideias mesquinhas, que nada mais são reflexo de experiencias passadas ruins, deixamo-nos contaminar e prejudicamos parcerias que levamos anos cultivando.
Esse texto pode ser um tanto pesado para alguns, mas a ideia que deixo para reflexão dos amigos é que sejam fiéis as suas escolhas, cresçam e aprendam no seu processo de auto-conhecimento, mas sempre valorizem seus amigos mais sinceros. E, se algum dia precisarem rever e mudar alguma escolha anterior por um motivo qualquer, façam! Mas que seja baseado no que é certo e justo para vocês, livre de ideias ou sentimentos negativos. A base para o sucesso é tão solida quanto a convicção que tens em tuas escolhas.

Desejo excelentes pedaladas ou treinos a todos vocês…
#vidadeciclista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s